Educação Ambiental
ESG: o que é? e a importância
ESG é uma sigla para Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança, em português. Refere-se a três fatores que são cada vez mais importantes para as empresas, investidores e consumidores: o impacto ambiental, o impacto social e a governança corporativa.
Teve início há mais de 50 anos, porém somente a partir de 2007, começou a promover a melhoria ambiental com os green bonds, avançando globalmente.
- Impacto ambiental: refere-se ao impacto que a empresa tem no meio ambiente. Questões como poluição, uso de recursos naturais e mudanças climáticas. As empresas que estão comprometidas com a sustentabilidade estão trabalhando para diminuir seu impacto ambiental, por exemplo, usando energia renovável, reciclando e evitando o desperdício.
- Impacto social: é o impacto que a empresa tem na sociedade. Isso inclui questões como direitos humanos, diversidade, inclusão e ética nos negócios. As empresas que estão comprometidas com a responsabilidade social estão trabalhando para melhorar o mundo em que vivem, por exemplo, apoiando causas sociais.
- Governança corporativa: é sobre a maneira como a empresa é administrada. Incluindo transparência, responsabilidade e igualdade. As empresas com boa governança corporativa oferecem melhores oportunidades aos seus funcionários e acionistas.
Por que é importante?
Os fatores ESG estão se tornando cada vez mais importantes. Devido a vários motivos:
- As pessoas estão mais conscientes sobre os impactos ambientais e sociais das empresas. Elas querem comprar de empresas que estão fazendo a diferença no mundo.
- Os investidores estão procurando investir em empresas que são sustentáveis e responsáveis. Eles acreditam que essas empresas são mais resilientes e têm mais chances de sucesso a longo prazo.
- As empresas estão percebendo que os fatores ESG podem melhorar seu desempenho financeiro. Empresas que são sustentáveis e responsáveis geralmente têm custos operacionais menores, atraem mais clientes e funcionários, e são mais flexíveis a crises.
As tendências ESG incluem:
- A crescente demanda por investimentos ESG. Os números ativos ESG globais devem continuar crescendo nos próximos anos.
- A crescente regulamentação ESG. Governos e reguladores em todo o mundo estão lançando novas leis e regulamentações para promover a sustentabilidade e a responsabilidade social.
- A crescente conscientização pública sobre ESG. As pessoas estão mais conscientes sobre os impactos ambientais e sociais das empresas, e estão exigindo que as empresas sejam mais sustentáveis e responsáveis.
O que as empresas brasileiras podem fazer?
As empresas brasileiras que querem se beneficiar dos fatores ESG devem começar a integrar esses fatores em suas estratégias. Podendo incluir ações como:
- Desenvolver uma estratégia ESG abrangente. Essa estratégia deve definir os objetivos ESG da empresa e os passos que serão tomados para alcançá-los.
- Medir e reportar o desempenho ESG. É importante medir o impacto ESG da empresa para poder avaliar seu progresso e tomar decisões informadas.
- Comunicar o desempenho ESG aos stakeholders. Os stakeholders, precisam estar cientes dos esforços ESG da empresa.
Os stakeholders são as partes interessadas e podem ser os consumidores, investidores, fornecedores e funcionários. São eles que vão indicar o interesse pelos produtos de uma determinada empresa, ou até mesmo decidir se querem trabalhar nesse local, em concordância com a ética em que a empresa se responsabiliza. Isso serve também para os investidores que decidirão investir ou não.
As empresas brasileiras que estão dispostas a investir em ESG estão se posicionando para o futuro. Aquelas que investem em ESG, contam com benefícios como redução de custos, com melhor reputação, fidelizando clientes, assim como linhas de credito especiais e maior competitividade. Proporcionando também medidas mitigadoras para as mudanças climáticas e qualidade de vida a todos. As empresas que não se adaptarem aos fatores ESG podem ficar para trás em todos os setores aqui informados.
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!
Deixe um comentário